O que é o ambiente de produção do eSocial? Entendendo que ao enviar os dados de SST ao ambiente de produção eles ficarão lá “para sempre”

eSocial Ponto a Ponto.
Comentários de aplicação ao SST

Passo 1. Ouça atentamente este vídeo. (duração: 7 minutos)

Passo 2. Entenda a diferença entre ambiente de produção do eSocial (arquivos definitivos que jamais serão apagados do banco de dados do eSocial) e ambiente de teste (chamado de ambiente de produção restrita).

Passo 3. Entenda o conceito de “efeitos jurídicos”.

O Auditor Fiscal do Trabalho explica que as informações que você enviar para o ambiente de produção ficarão disponíveis para serem acessados pelas entidades que participam do eSocial (lembra quando falamos dos cinco leões?)

Passo 4. Entenda que o envio de todos os dados trabalhistas de sua empresa ao eSocial ficarão “para sempre” gravadas no banco de dados do eSocial e terão seus efeitos jurídicos: por exemplo o reconhecimento do direito (ou não) à periculosidade, insalubridade, aposentadoria especial, etc…)

Passo 5. Entenda (não é comentado no vídeo, é uma interpretação minha e dos Profissionais Especialistas em SST no eSocial) o quanto é importante você conferir os dados de SST antes de enviá-los ao ambiente de produção do eSocial.

Entenda também que quando falamos em conferir não é apenas verificar se estão certos… mas antecipar quais serão as consequências jurídicas decorrentes dos dados de SST.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s