O prazo do eSocial mudou. Será que isso me permite “esperar mais um pouco” antes de implementar os programas, planos, etc… do eSocial?

Big Ben Clock FaceAguardar que cheguemos mais perto do prazo final de um compromisso para então se preparar para o mesmo não me parece uma boa estratégia…

Se este compromisso for então a preparação e apresentação dos dados de SST no eSocial esta estratégia pode ser muito perigosa… Vejamos os principais motivos:

1. Será muito rigorosa a verificação dos agentes integrantes do eSocial e é melhor as empresas se anteciparem para poderem girar ao menos um ciclo completo dos principais programas.

2. Alguns programas, como o PPRA, o PCMSO, etc… tem periodicidade anual e se a empresa demorar para implementar o programa poderá se complicar com o eSocial… Por exemplo: como confirmar no eSocial (em fevereiro de 2020, por exemplo) a realização da “análise global do PPRA” se o mesmo não estiver pronto (e com ART recolhida) antes de fevereiro de 2019?

3. Especialmente para as pequenas empresas que não tenha implementado ainda nenhum dos programas, como esperar que tudo seja realizado depois em poucos meses?

Foto ilustrativa deste artigo é do Big Ben. Fonte: wikipédia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.