Etapa 3. Diagnóstico.

Programa de Prevenção de Infecções Respiratórias em Condomínios Residenciais

Etapa 3

Diagnóstico inicial para identificação e avaliação dos perigos.

Nesta etapa realizamos o levantamento preliminar de perigos visitando todas as áreas comuns do Condomínio acordadas no contrato, bem como as respectivas atividades desenvolvidas pelos trabalhadores (empregados, terceirizados ou eventuais) nestas áreas.

Profissionais legalmente habilitados em saúde e segurança do trabalho realizam o diagnóstico em quatro partes:

  • Identificação e descrição dos perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde;
  • Identificação das fontes (materiais ou ações) de perigo;
  • Indicação do grupo de trabalhadores sujeitos aos riscos; e
  • Classificação dos perigos e riscos além da definição de prioridades nas atividades de prevenção e controle de riscos biológicos.

Principais estratégias da Etapa 3.

Esta etapa avaliamos as reais (já existentes) e potenciais (possíveis, devido às deficiências) situações e condições perigosas que encontramos e que são, ou podem se tornar, causa de perigo para os Moradores, Trabalhadores e Visitantes.

Nesta etapa avaliamos as fontes dos perigos, ou seja, as situações e condições perigosas que encontramos e as causas dos perigos que podem comprometer a saúde dos Moradores, Trabalhadores e Visitantes.

Nesta etapa identificamos detalhadamente os setores, processos, equipamentos, materiais, etc.. que estão sendo as fontes de perigo e elaboramos recomendações específicas para cada fonte de perigo.