eSocial. Estamos do seu lado. Profissional Designado pelo Contador

eSocial. Estamos do seu lado. PTS (2)Programa ESTAMOS DO SEU LADO. Processo 07.

Apoio ao Profissional Designado pelo Contador

Caso haja um contrato entre o Contador e o Empregador no qual esteja previso que a equipe de Contador é quem fará a conferência final dos dados antes de seu envio eletrônico ao eSocial, o PROFISSIONAL DESIGNADO PELO CONTADOR  torna-se o responsável pela 2ª. conferência dos “dados de segurança e saúde do trabalhador” a serem enviados ao eSocial. O responsável pela 1ª. conferência é o PROFISSIONAL DESIGNADO PELO EMPREGADOR, que foi treinado e conferiu os dados antes de seu envio ao escritório de contabilidade.

Conforme descrito no Processo 05 do Programa ESTAMOS DO SEU LADO, recomendamos que a preparação dos “dados de segurança e saúde do trabalhador” seja realizada por um Técnico de Segurança do Trabalho.

Para as empresas que não têm um(a) Técnico(a) de Segurança do Trabalho (TST) em seu quadro de empregados, e para as empresas que o têm mas ele(a) ainda não foi treinado até o nível de “especialista em SST no eSocial”, recomendamos que o Empregador contrate os serviços do TST. Lembramos que esta contratação pode ser feita por parte do tempo do profissional e também lembramos que temos cadastrado no Programa ESTAMOS DO SEU LADO alguns TST que poderão apoiar as pequenas empresas neste sentido.

Neste Processo 07 do Programa ESTAMOS DO SEU LADO, portanto, preparamos o Profissional Designado pelo Contador como responsável pela  2ª. conferência e envio dos “dados de segurança e saúde do trabalhador” ao eSocial, para que realize esta tarefa sem erros, causados possivelmente por falta de conhecimento dos assuntos de SST.

Neste contexto, recomendamos o que  o(A) Profissional Designado pelo Contador como responsável pela  2ª. conferência e envio dos “dados de segurança e saúde do trabalhador” ao eSocial:

  1. Participe do treinamento: “Gestão de SST no eSocial”.
    • Trata-se de um treinamento de oito horas de duração, dividido em dois períodos de quatro horas.
    • No primeiro período são apresentados os documentos, planos, etc., de SST que devem ser enviados ao eSocial, e é apresentado em detalhes o Programa ESTAMOS DO SEU LADO e seus oito processos.
    • No segundo período é promovido um debate para os devidos esclarecimentos dos conceitos apresentados no primeiro período e para responder  a questões específicas dos tipos de clientes/segmentos.
    • Estes treinamentos ocorrem semanalmente, conforme agenda divulgada no link http://www.trabalhoseguro.com.br/esocial-eventos
  2. Participe do “Curso de Capacitação de Profissionais de Contabilidade para Entendimento dos Dados de SST a serem enviados ao eSocial”.
    • Trata-se de um treinamento de dezesseis horas de duração estruturado em quatro módulos.
      • I. Entendendo os benefícios e os desafios para a preparação, ou revisão, dos dados “dados de segurança e saúde do trabalhador”.
      • II. Entendendo quais são os “dados de segurança e saúde do trabalhador” que precisam ser enviados ao eSocial e suas origens. Ou seja, como cada dado é gerado nas empresas clientes e quais os Profissionais envolvidos na geração de cada dado.
      • III. Entendendo como os “dados de segurança e saúde do trabalhador” a serem enviados ao eSocial devem ser checados quando chegar no Escritório de Contabilidade.
      • IV. Entendendo como a preparação dos “dados de segurança e saúde do trabalhador” e seu envio ao eSocial podem se tornar um ótimo negócio para o Escritório de Contabilidade, ou um grande pesadelo. Neste módulo apresentamos recomendações para fidelização dos clientes sem cair nas “armadilhas” inerentes a um trabalho mal feito.
      • Este curso tem um custo de R$ 150,00 por módulo sendo oferecido um desconto de 50% para os Profissionais Designados pelos Contadores que forem inscritos para os quatro módulos.
  3. Participe do treinamento de “Capacitação Para o Envio de Dados ao eSocial”.
    • Este treinamento recomendamos que seja realizado pelo próprio Escritório de Contabilidade ou contratado pois trata-se da mesma capacitação para envio dos demais dados ao eSocial.
  4. Recomendamos que seja o principal responsável, no âmbito do Escritório de Contabilidade, pela conferência, envio e manutenção dos dados dos clientes no eSocial.

Para apoiar o Contador e o Profissional Designado pelo Contador previmos que um Técnico de Segurança do Trabalho e um Engenheiro de Segurança do Trabalho sejam designados para atendê-los com presença local: ESTAMOS DO SEU LADO.