Manual 164

PTS. Manual 164. Versão Online PúblicaO “Manual de Apoio na Interpretação e Aplicação da NR 16 Anexo 4”, resumidamente chamado de Manual 164, tem por objetivo apoiar os seus leitores para um melhor entendimento dos requisitos legais aplicáveis às “Atividades e Operações Perigosas com Energia Elétrica” e, o mais importante, para apoiar seus leitores na decisão sobre se as condições nas quais são (ou foram) executadas tais atividade conferem ao(s) trabalhador(es) o direito ao adicional de periculosidade.

Fique atento para o fato de que existem quatro versões do “Manual de Apoio na Interpretação e Aplicação da NR 16 Anexo 4”:

  • Manual 164. Versão impressa.

Trata-se da versão impressa do “Manual de Apoio na Interpretação e Aplicação da NR 16 Anexo 4” e estão disponíveis com os Profissionais Conveniados.

  • Manual 164. Versão online pública. Site/Portal Trabalho Seguro.

Trata-se de um conjunto de artigos publicados aqui no Site/Portal Trabalho Seguro (www.trabalhoseguro.com.br), que podem ser acessados ao se clicar na categoria “Manual 164. Versão online pública” deste site. 

Os conteúdos da Versão online pública são publicados em linguagem didática e corriqueira, pois seu objetivo é contribuir para que os leitores de um modo geral, mesmo que não tenham conhecimento técnico sobre o assunto, tenham uma visão clara do conteúdo da legislação brasileira relativa às atividades e operações perigosas com energia elétrica e, portanto, tenham melhores informações sobre se têm ou não direito ao recebimento do adicional de periculosidade. 

  • Manual 164. Versão online técnica. Site/Portal Trabalho Seguro.

Trata-se de um conjunto de artigos, material de apoio ao treinamento, listas de verificação, etc. publicados aqui no Site/Portal Trabalho Seguro (www.trabalhoseguro.com.br), que podem ser acessados ao se clicar na categoria “Manual 164. Versão online técnica” deste site.  

Os conteúdos do “Manual 164. Versão online técnica” são publicados em linguagem técnica e formal, pois seu objetivo é contribuir para que os “Profissionais Conveniados”, que têm conhecimento técnico sobre o assunto e conhecem a legislação brasileira relativa às atividades e operações perigosas com energia elétrica, possam acessar de modo simplificado, online e atualizados, os conteúdos que os apoiem em suas atividades profissionais de inspeção, assessoria, consultoria, assistência técnica, pericias, etc. 

Somente os Profissionais Conveniados podem acessar os conteúdos  do “Manual 164. Versão online técnica” e recebem para tanto permissão, através do sistema de login/senha. 

  • Manual 164. Versão técnica compartilhada.

Trata-se de um conjunto de artigos, material de apoio ao treinamento, listas de verificação, etc., compartilhados  entre os Profissionais Conveniados através do sistema Google Admin.

Os Profissionais Conveniados que optam por participar da Rede Trabalho Seguro de Compartilhamento de Informações recebem login/senha e podem incluir documentos no seu Google Drive Particular ou no Google Drive Compartilhado.   

Somente os Profissionais Conveniados podem acessar os conteúdos  do “Manual 164. Versão online compartilhada” e recebem para tanto permissão, através do sistema de login/senha. 

Esclarecimentos:

  1. Esta página está em fase de elaboração. Visite-nos regularmente.
  2. A versão impressa do Manual 164 não está ainda disponível: estamos em fase de celebração dos contratos com os Profissionais Conveniados que atenderão as diversas regiões do Brasil e de formatação final do Manual 164. 
  3. Se você é Engenheiro Eletricista, ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, e deseja tornar-se um Profissional Conveniado em sua região, entre em contato conosco através o endereço: valdivinosimoes@trabalhoseguro.com.br.