Sistema Integrado de Gestão

Gestão da Qualidade

  • Editorial: ISO 9000
  • ABNT NBR ISO 9001:2015  

Gestão de Segurança do Trabalho

  • Editorial: ISO 45000
  • ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão de Gegurança e Saúde Ocupacional – Requisitos

Gestão do Meio Ambiente

  • Editorial: ISO 14000
  • ABNT INB ISO 14001:2015 – Sistemas de Gestão Ambiental — Requisitos com orientações para uso

Gestão de Saúde Ocupacional

  • Editorial: ISO 45000
  • ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão de Gegurança e Saúde Ocupacional – Requisitos guia de uso.
  • Normas Regulamentadoras.
  • As Normas Regulamentadoras (NR) têm força de lei e apresentam as obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.
  • Fonte e acesso às NR. clique aqui.

Gestão de Responsabilidade Social e Ambiental

  • Editorial: NBR 16000
  • ABNT NBR 16001:2012 – Responsabilidade social – Sistema da Gestão
  •  A ABNT NBR 16001 – Responsabilidade social – Sistema da gestão – Requisitos teve sua primeira edição publicada em novembro de 2004 e a sua segunda versão em julho de 2012. A versão de 2012 foi baseada na diretriz internacional ISO 26000 publicada em novembro de 2010.
  • Fonte: INMETRO. Para acessar o artigo diretamente do site INMETRO, clique aqui
  • ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social
  • No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em evento na Fiesp, em São Paulo.
  • Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.
  • Fonte: INMETRO. Para acessar o artigo fonte, clique aqui.
  • SA 8000:2014 – Responsabilidade Social
  • A SA 8000 foi feita baseando-se nas normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança da ONU. A sua elaboração foi iniciada por ocasião do 50º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos da ONU. A norma segue o modelo das normas ISO 9000 e 14000, o que facilita a sua implantação por empresas que já conhecem esse sistema, normalmente as maiores e melhores empresas do mundo.
  • Esta norma vem atender a uma necessidade de consumidores mais esclarecidos que se preocupam com a forma como os produtos são produzidos, e não apenas com a sua qualidade. A vantagem de Ter uma norma de padrão internacional é que há uma padronização dos termos, uma consistência nos processos de auditorias, um mecanismo para melhoria contínua através da participação dos órgãos e entidades, além de um envolvimento de todas as partes interessadas. Para aumentar a credibilidade do programa a norma exige que os funcionários da empresa elejam um representante que vai acompanhar a sua implantação, o que não acontece hoje com as normas ISO 9000 e 14000.
  • Fonte: Site responsabilidade social. Para acessar o artigo diretamento da fonte clique aqui.